A Cidade - Portal da Prefeitura Municipal de Porangaba

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Cidade

Porangaba
Cidade de origem “tropeira”, Porangaba nascia em meados do século 18, as margens do caminho tropeiro que ligava Botucatu à Sorocaba, onde se realizava a importante Feira de Muares. Nascida como “Sertão de Santo Antonio do Rio Feio”, Porangaba era ponto obrigatório dos tropeiros, onde buscavam além de repouso da longa jornada, também buscavam a reposição de seus mantimentos para que pudessem continuar a caminhada.

E nesse constante vai e vem das tropas, criaram-se vendas, ranchos, estalagens e não demorou para que fosse erguida uma pequena e simples capela, revestida de folhas e linhagem, a qual tinha uma pequena imagem de Santo Antonio. O pequeno vilarejo passou a atrair os moradores das imediações, até então dispersos pelo vale do rio Feio, que para ali se dirigiam em busca de mantimentos e fé.

Com o passar dos anos, o pequeno vilarejo foi crescendo e elevado em 1885 à “Freguesia de Santo Antônio do Rio Feio”, depois à Distrito da “Bella Vista de Tatuhy” em 1891 e por fim em 1919, passou a se chamar Porangaba, que de origem tupi-guarani quer dizer, lugar de bela vista.

A luta pelo progresso e desenvolvimento continuou, e 8 anos depois conquistou a emancipação político-administrativa, através da Lei Estadual nº 2244, de 26/12/1927, criando assim o Município de Porangaba. O que era apenas um sonho tornava-se realidade, quando no dia 04 de Junho de 1928, era realizado o ato de instalação do município, elevando Porangaba à cidade.

Com o passar dos anos, junto aos sonhos dos porangabenses de nascimento,se uniram também os sonhos dos muitos imigrantes, italianos, portugueses, espanhóis e árabes, que adotaram Porangaba como sua terra, e que mais tarde contribuíram para o desenvolvimento da cidade e para que Porangaba conquistasse com grande maestria e verdadeira harmonia musical, atraves do Tri Campeonato Estadual de Bandas, o título de “Cidade Sinfonia”.

Assim é Porangaba, uma cidade de povo acolhedor e cheio de histórias, repleta de belas vistas, festas típicas e muita natureza. Cidade festiva que faz do Carnaval um verdadeiro ponto de encontro, atraindo foliões de todos os cantos do país e também do exterior, que durante as cinco noites de festas do PorangaSamba, chega a atrair mais de 40 mil pessoas.

Em sua próxima visita ao interior do Estado de São Paulo, não deixe de conhecer Porangaba.


Dados do Município

Porangaba possui uma Área de 265,689 km² e altitude de 525 metros.

Demografia
População total (censo 2010): 8.326
Urbana: 4.020
Rural: 4.306
Homens: 4.276
Mulheres: 4.050

Densidade demográfica (hab./km²): 31,34

Hidrografia
Os rios que passam pelo município são
Rio Feio
Ribeirão das Conchas
Rio Bonito
Rio do Peixe

Rodovias
SP-141
SP-157
SP-280





Rua Professor Antônio Freire de Souza, 215 - Centro
CEP 18.260-000 - Porangaba - SP
Telefone: (15) 3257-5620
Criação e desenvolvimento | JC Tecnologia
Copyright 2017 - Todos direitos reservados
Atendimento ao Público: das 09:00h às 12:00h e das 13:00h às 16:00h
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal